EXTRAORDINÁRIO - R.J.Palacio

O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Não sei de verdade como demorei taaaanto para ler esse livro e porque eu achava que ele não seria grande coisas. Eu pensava que por ser uma história de um menino de 8 anos, seria muuuito infantil e sem graça, mas é TOTALMENTE ao contrário.

A palavra-chave desse livro para mim é empatia porque ele no coloca do lugar do protagonista e das pessoas que convivem com ele, e com isso nos faz pensar sobre nossas próprias ações diante de pessoas diferentes. Foi uma grande lição de vida, onde os nossos olhos são abertos, afinal muitas vezes nos queixamos da vida quando na realidade não paramos para pensar no quão maravilhosa ela é em algum momento para todo mundo.

Ao mesmo tempo que o livro tem ensinamentos maravilhosos, ele mostrar um lado podre das pessoas que são ultra maldosas e preconceituosas. Vale lembrar que não necessariamente as coisas ruins acontecem com o Auggie, afinal o livro é narrado por diversos personagens e isso é muito legal porque podemos ver as situações com todos os que estão volta estão passando.

É bem difícil falar algo sobre como foi ler esse livro, pois foi puramente amor e indico para todos. Eu chorei e li que diversas pessoas choraram também...
"E a grande verdade é: eu sentia falta do seu rosto, Auggie. Sei que você nem sempre gosta dele, mas, precisa entender... Eu adoro. Eu amo seu rosto, Auggie, completa e apaixonadamente. E meio que partia meu coração o fato de você escondê-lo o tempo todo" (p. 296)
Um fator positivo é que o protagonista é muito fã de Star Wars e isso torna ele mais especial <3

Um beijo, 
Nath!
Created by Agata for WioskaSzablonów. Technologia blogger.