O LAR DA SRTA PEREGRINE PARA CRIANCAS PECULIARES - Ransom Riggs

Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, o avô havia morado numa ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, Abe convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível… Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à tona para se provar real. Abalado com a morte misteriosa do avô, Jacob decide ir à tal ilha para tentar entender as últimas palavras de Abe: “Encontre a ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho.” Ele encontra o casarão em ruínas, mas, ao passar por um túnel subterrâneo, o menino se vê em outra época, décadas atrás: em 3 setembro de 1940. Nesse lugar protegido no tempo, ele conhece crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas perguntas. Mas o fascínio inicial logo se transforma em uma luta para sobreviver e salvar a vida de seus novos amigos. Viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves, crianças com dons inusitados e monstros à espreita. Bem-vindo ao lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, um fascinante mundo novo pronto para ser descoberto.
Eu assisti o filme antes do livro e indico a todos que NÃO façam isso, pois devido a isso eu não gostei tanto quanto eu gostaria se lesse antes. Afinal, MUITAS mudanças ocorreram e é difícil julgar qual você irá gostar mais.

O livro é uma mistura de fantasia, suspense e um pouquinho de mistério. Eu nunca havia lido nada do autor e adorei a sua escrita, é detalhado na medida certa. Porém, ele tem um ritmo bem acelerado no final, o que prejudicou minha leitura, pois ficava perdida a todo momento com as ações que aconteciam.

O fator mais legal da história é que não foi criado um novo universo para ela. Tudo ocorre no nosso mundo, sendo ele apenas repleto de pessoas peculiares que ao nossos olhos passam despercebidas, pois no fundo são apenas crianças normais presas ao tempo.

O Jacob foi o único personagem que minimamente me cativou,  talvez porque eu estava descobrindo todo o ambiente com ele. Já as crianças, acho que a peculiaridade foi pouco explorada e não tivemos muitas informações sobre a vida delas, então não me apeguei em quase nada.

Os vilões foram pouco explorados, mas pelo que eu entendi o segundo volume da série é algo voltado para contar sobre eles... Então eu nem me prendi tanto a pouca explicação e aparição deles.

— Ele... o meu avô... ele era como...
— Como nós? — completou a srta. Peregrine
Fiz que sim
Ela deu um sorriso estranho
—Ele era como você, Jacob — respondeu (p. 143)

De verdade, não sei se vou continuar a série porque não foi nada de extraordinária e tive um medinho das fotos antigas que o autor utilizou como base para escrever. 

Beijos,
Nath!

Created by Agata for WioskaSzablonów. Technologia blogger.