DUFF - Kody Keplinger

Bianca Piper não é a garota mais bonita da escola, mas tem um grupo leal de amigas, é inteligente e não se importa com o que os outros pensam dela (ou ela acha). Ela também é muito esperta para cair na conversa mole de Wesley Rush - o cara bonito, rico e popular da escola - que a apelida de DUFF, sigla em inglês para Designated Ugly Fat Friend, a menos atraente do seu grupo de amigas. Porém a vida de Bianca fora da escola não vai bem e, desesperada por uma distração, ela acaba beijando Wesley. Pior de tudo: ela gosta. Como válvula de escape, Bianca se envolve em uma relação de inimizade colorida com ele. Enquanto o mundo ao seu redor começa a desmoronar, Bianca descobre, aterrorizada, que está se apaixonando pelo garoto que ela odiava mais do que tudo.
Em primeiro lugar, vamos deixar claro que apesar de existir o filme baseado no livro, ele é apenas isso, BASEADO. Não há quase nada de parecido além da essência e do nome dos personagens. Apesar de tudo, eu gostei dos dois. Claro, a versão escrita aborda muito melhor as temáticas que devem ser expostas, mas nada que torne o filme horrível.

A narrativa aborda MUITO sobre aceitação e bullying. A protagonista, Bianca amadurece em torno disso,  dando um caráter bem adolescente e real. Além disso aborda sobre alcoolismo e términos.

Um fato que eu não entendi muito bem e não gostei, mas entendo que faz parte da personagem é o fato da Bianca esconder tudo de todo mundo. Mesmo tendo amigas legais, leais e divertidas, ela simplesmente decide esconder tudo que vem acontecendo... Confesso que isso me irritou um pouco, pois eu sou adepta que a melhor forma de lidar com a vida, é falando sobre ela.

— Ouça — disse ele —, você não é uma vadia. Está ouvindo, Bianca? Você é uma garota inteligente, petulante, sarcástica, cínica, neurótica, leal e generosa. É isso que você é, certo? Você não é oferecida, nem vadia, nem nada remotamente parecido. Só porque tem alguns segredos e algumas maluquices... Você está apenas confusa... como todos nós.  (p.208)

DUFF sem dúvidas é uma história para os adolescentes, porque tem a lição de moral. E por ensinar coisas difíceis de se ver hoje em dia... Onde hoje você julga, mas amanhã pode ser você sendo julgado. Que a vida não é perfeita, mas podemos fazer dela o mais perto disso possível e que esconder as coisas só piora tudo, seja o que for.

Vale lembrar que é um romance, então TEM SIM aqueles joguinhos entre menino e menina. É uma amizade colorida, onde há a insinuação do que ocorre na relação, mas sem ser explicito...

Trailer do filme:


Beijos,
Nath!
Created by Agata for WioskaSzablonów. Technologia blogger.